01 outubro, 2010

Selo INMETRO de Prostituta Limpinha


O primeiro plano de composição tem como referencial direto uma tatuagem encontra entre as prostitutas que eram tratadas como propriedade da Vor v Zakone. Feita a força, pretendia assegurar a procedência e qualidade da mulher que a carregasse, e sinalizava ao mafioso que pretendia ter relações com tal corpo que este estava livre de doenças sexualmente transmissíveis. Seu ícone era o selo de qualidade concebido pelo governo da União das Republicas Socialistas Soviéticas, e era gravado sobre o seio da mulher, ou em outra região intima.

11: Znak Kachestva, selo de qualidade instituído pela URSS e suas rigorosas regras de composição.

12: Selo de qualidade tatuado no seio juntamente com a inscrição em inglês made in.

Para reconfigurar este conceito na cidade, no caso Brasília, DF, o selo da URSS foi substituído pelo seu similar brasileiro, podendo ser facilmente reconhecível no contexto inserido. Por aqui, a certificação de qualidade de produtos comercializados é dada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – INMETRO – e possui diferentes configurações e formatos de acordo com o produto e o segmento social para o qual é destinado.

Na ausência de normalização para o comércio do corpo e conseqüentemente a inexistência de um selo específico pra tal ato, utilizei a logomarca do instituto, que é reproduzida em todos os seus selos independente das suas características específicas. Porém uma proximidade maior com o novo contexto em que o selo foi inserido é obtida através da do uso da cor. Segundo o Regulamento para Uso das Marcas, Símbolos de Acreditação e Selos de Identificação do Inmetro o foco do programa e a cor do selo estão relacionados, justamente para facilitar a visualização e identificação por parte dos consumidores e sendo instituido a cor azul como referente à assuntos de saúde.

Tendo o signo já definido parte-se para a escolha das superfícies a serem tatuadas. Brasília tem espaços urbanos bastante conhecidos de seus moradores por abrigarem este tipo de transação sexual. Tais espaços também são divididos com outros tipos de atividade social, como o comércio e o transporte público, mas são ocupados nas rupturas destes fluxos. A noite torna as ocupações mais freqüentes, e é neste breve espaço de tempo, sem a luz do sol, que prostitutas agem. Um tempo relativamente curto, mas que pela sua repetição cotidiana enraizou-se no conhecimento popular. Não é preciso muito esforço para saber que a quadra comercial 315 e 314 norte são pontos tradicionais para esse tipo de relação social. Partindo dali, as garotas de programa tomaram como seus ‘escritórios’ os pontos de ônibus ao longo de toda a avenida W3 Norte.

Foi neste cenário que compus o Selo INMETRO de Prostituta Limpinha, interagindo com o local e as pessoas que por ali transitam, sejam meretrizes, clientes, pedestres ou transeuntes. A série de tatuagens foi registrada através de fotografias, como meio de divulgar o trabalho e permitir a visualização de parte da obra mesmo que a distância. Digo parte da obra, pois se tratando de uma composição urbana, side specifc, a obra só está completa em seu contexto original.

As fotografias, por sua vez, registram também o caráter proibido, efêmero e marginal, que não busca explicar, apenas sugere uma leitura. Borrados, tremidos, e a perca do foco são rastros da forma com que as ações foram feitas e registradas e fazem parte da linguagem estética do trabalho.


















NOTA: para visitantes de primeira viagem, aconselho dar uma olhada naAPRESENTAÇÃO e se pá, na INTRODUÇÃO também.


Um comentário:

Anônimo disse...

Impressionada com seu trabalho!