06 outubro, 2010

O Crack e o Saci

Outro foco do trabalho foram os traficantes e usuários de crack, droga que tem se alastrado pelo país e faz em Brasília um crescente numero de dependentes. Citada em diversas reportagens, tanto na mídia impressa como na televisionada e também através da internet, Brasília ficou conhecida pela proximidade das chamadas crackolandias com o centro do poder político nacional. Situadas nas proximidades da Rodoviária do Plano Piloto e Setor Comercial Sul, e são áreas onde o tráfico é intenso e o consumo se dá também a luz do dia.

Nos arquivos do Museu Penitenciário vinculado a Secretaria de Administração Penitenciaria de São Paulo aparece um registro curioso com base nas pesquisas de Moraes Mello. A figura do folclore popular do Saci (ou Saci-pererê), um negrinho de uma perna só que usa um gorro vermelho e esta sempre pitando um cachimbo, foi percebida gravada na pele dos detentos que exerciam atividades de tráfico de drogas. A figura do ser maléfico e brincalhão é rara nos detentos dos dias de hoje, mas esse símbolo pôde ser transferido à contemporaneidade através de uma nova associação. O cachimbo característico do Saci hoje em dia é também referente aos usuários de crack, que o utilizam para fumar a droga, que é vendida em forma de uma pequena pedra.






O Saci aparece na cidade significando tanto traficantes como usuários, e também acompanhado da inscrição CRK, uma abreviação aos moldes das que os pichadores criam para designar seus pseudônimos ou o grupo ao qual pertencem, o que enfatiza a ligação da imagem com a droga consumida no local. A tipografia utilizada é também referenciada na cultura dos pichadores, são letras retas e pretas características da pichação de São Paulo.









NOTA: para visitantes de primeira viagem, aconselho dar uma olhada naAPRESENTAÇÃO e se pá, na INTRODUÇÃOtambém.

2 comentários:

G. Castro - Born to Lose disse...

parabens ai!! muito bom o blg!! um dos melhores conteudos da net!!! brutal

Saci Urbano disse...

Salve, Taiom. Muito peculiar o seu trabalho sobre à "arte marginal"...Eu, particulamente não gosto da comparação do saci com os usuários de crack e os traficantes. Pra mim, isso não tem nada a ver com Folclore popular e só reforça o pre-conceito das pessoas e dar motivos para a sociedade atual querer tirar o cachimbo do Saci na utilização pedagógica. Apesar que...Só a informação salva... pois,deveríamos, todos, ter o conhecimento de que o cachimbo do saci é a representação dos povos indígenas em sua formação, mas, talvez nem adiantasse, porque os próprios indios já são massacrados por essa sociedade.

Saudações Sacizistas