03 setembro, 2010

Vor v Zakone - Máfia Russa

Voltando para as pixações humanas, uma oura referência forte no meu trabalho é o código de tatuagens da máfia russa Vor v Zakone ( numa tradução livre, algo como "Ladrões na Lei ").

“Em prisões russas, sua história de vida está escrita em seu corpo, em tatuagens. Você não tem tatuagens, você não existe." – Eastern Promises do diretor David Cronenberg. Universal, 2007.

(desculpe, mas não achei trailer legendado...)

Os Vor v Zakone não costumam tatuar o rosto, porém a complexidade e a riqueza de seu código chamam a atenção. Sendo uma organização hierárquica, as tatuagens têm o papel de classificar essa escala social dentro da facção, podendo até ser removida com processos químicos caso um membro perca um determinado cargo. O uso destas tatuagens pode ser voluntário ou forçado, como forma de punição do indivíduo dentro da sociedade criminosa. E aqueles que possuem tatuagens com os símbolos russos sem o devido merecimento pode ser punido com a morte.

Nascidos nos campos de prisioneiros de Stalin, os Vory se transformaram nos barões do crime, assumindo o status de elite do submundo na Rússia. Possuem um rigoroso código de honra e lealdade, e até um dialeto próprio, características que se refletem em suas tatuagens. Eles estão envolvidos em todo tipo de prática criminosa, desde pequenos roubos, prostituição, trafico de drogas e de armas, ate esquemas de lavagens de bilhões de dólares.

Os simbolismos desta facção são tão complexos e secretos quanto ela mesma. Saber identificar suas tatuagens pode trazer detalhes precisos sobre a vida do tatuado. Assim como as imagens dos ortodoxos russos representam os trabalhos piedosos dos santos, as tatuagens dos Vory detalham suas façanhas criminais. E é essa riqueza de informação que torna esta prática característica da máfia Russa.

Através das suas tatuagens é possível saber aonde o mafioso as fez, qual presídio que esteve condenado, o número de condenações a que respondeu processo, se é órfão, se atua no campo ou na cidade, se é descendente de membros da máfia, quais tipos de crimes praticados, se é viciado em drogas, se passou por centros de reabilitação juvenil, se é anti-semita e se é fugitivo, dentre outros aspectos possíveis de serem deduzidos a partir da análise das suas gravações corporais.

Outra característica interessante das tatuagens de cadeia é a técnica desenvolvida para gravação de corpos. Máquinas de tatuar feitas com motor de barbeador, agulhas com cordas de violão, fabricação da tinta a partir da raspa da borracha da bota dos detentos misturada à própria urina do tatuado, ou até cinzas de cigarro com saliva, e suas demais variações de acordo com os materiais disponíveis para no cárcere. Essa técnica improvisada confere aos desenhos uma estética particular, um aspecto rudimentar característico do seu modo de produção. Traços grossos pela falta de precisão dos instrumentos, falhas, distorções, borrados provocados pelo movimento do pigmento no tecido subcutâneo, interrupções na plasticidade da imagem provocadas por inflamações, uma cicatrização inadequada conseqüência da falta de higiene e até mesmo os desenhos primitivos e sem estudos elaborados são elementos estéticos marcantes deste tipo incisão no corpo.





Mosteiros, igreja e catedrais são como metáforas para presídios,as vezes aparecendo junto as inscrições como “A Igreja é a casa de Deus”, subtendendo-se “a Cadeia é a casa do Ladrão”. O numero de torres indicam os anos de condenação ou o numero de vezes que foi preso.




Esta tatuagem indica alto cargo na hierarquia da Máfia, como capitão, major etc. já o crânio geralmente designa assassinos.


Segue alguns links pra quem quiser ver mais coisas a respeito...

LEGAL, tá tudo em russo!! ¬¬ . É complicado para arrumar informações mesmo, mas não é impossível. Vale tentar isso no google e sair catanto o q interessa: (русский уголовного татуировки)




Um comentário:

Anônimo disse...

Esse filme é muito bom!!!
Eu vi um documentário de tatuagens da Máfia Russa de Alix Lambert .. muito super tb ... os presos falando das tattoos e tals... E tem esse livro tb: http://www.stickel.com.br/atc/arte/846 ... Ñ li ainda, mais deve ser dahora..

web:http://www.worldlingo.com/ma/enwiki/pt/Criminal_tattoo#Russia
Rússia

Tattoos criminal Russian, como descritos no filme Promessas orientais tenha um sistema complexo dos símbolos que podem dar informação completamente detalhada sobre o wearer. Não somente os símbolos carregam o meaning mas a área do corpo em que são colocados pode ser significativa demasiado. iniciação o tattoo de um membro novo do grupo é colocado geralmente no caixa e pode incorporar a levantou-se. Levantou-se na caixa é usado também dentro do Mafia Russian. Desgastar falso ou unearned tattoos é punível pela morte no underworld criminal. Os Tattoos podem voluntàriamente ser removidos (para a perda do Rank, da afiliação nova, de “da mudança do estilo vida”, etc.) bandaging o pó do magnésio na superfície da pele, que dissolve a pele que carrega as marcas com as queimaduras cáusticas dolorosas. Este pó é ganhado arquivando “a liga clara” por exemplo. a embalagem do lawnmower, e é um producto do jailhouse.

Os Tattoos feitos em uma prisão Russian têm uma cor distinta do blueish e parecem geralmente borrados um tanto por causa da falta dos instrumentos para extrair linhas finas. A tinta é criada frequentemente da queimadura salto de uma sapata e de misturar fuligem com urine, e injetado na pele que utiliza uma corda sharpened da guitarra unida a um shaver elétrico.

Além a tattooing voluntário, os tattoos são usados stigmatize e punem indivíduos dentro da sociedade criminal. Podem ser colocados em um indivíduo que não pague débitos em jogos de cartão, ou quebra de outra maneira o código criminal, e têm frequentemente muito blatant sexual imagens, embarrassing o wearer. A vítima de um tattoo forçosamente aplicado não obstante é requerida pagar o artista do tattoo por seu trabalho.

Os Tattoos na testa geralmente são aplicados forçosamente, e projetaram ambos humilhar o portador e advertir outro sobre ele ou ela. Consistem freqüentemente em slurs sobre a etnicidade do portador, orientação sexual, ou collusion percebido com as autoridades da prisão. Podem indicar que o portador é um membro de um grupo político considerado ofensivo por outros prisioneiros (por exemplo. Vlasovite), ou convicted de um crime (tal como a violação da criança) que disapproved por outros criminosos.

Os Tattoos que consistem em indicações políticas ou anti-authoritarian são sabidos como “sorriem”. São tattooed frequentemente no estômago de a zakone do vor v, como meios de adquirir o status na comunidade criminal. Um Russian criminologist, Yuri Dubyagin, reivindicou que, durante a era soviética, “as ordens secretas lá existidas” que um tattoo anti-government deve “ser destruído cirùrgica”, e que este procedimento era geralmente fatal. Conseqüentemente, tais tattoos foram aplicados também às vezes forçosamente à parte traseira de um violator dos “ladrões” code', como a punição.


Os quatro ternos:

Pás - o “terno de ladrões".
Clubes - um terno “criminal” que represente uma espada (na maior parte exwarriors).
Diamantes - “o terno chummy” (isto é. pombos e informers do tamborete). Este terno geralmente é aplicado forçosamente.
Corações - um símbolo sexual. Marca o wearer para fora como uma “voz passiva homosexualde “objeto /sex dentro do brinquedo da prisão/sexo.

Outros símbolos
(...)

abrç. xikka ))))